quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Alimentação Saudável


O que é uma alimentação saudável?

Alimentação saudável é aquela adequada ao normal funcionamento do nosso organismo.
Deve fornecer energia em quantidade suficiente para permitir que o corpo se mantenha aquecido, física e intelectualmente ativo e com todas as funções necessárias à vida.
Deve fornecer todos os elementos essenciais ao crescimento, manutenção, renovação e reparação das várias células, tecidos, órgãos e sistemas.
Deve promover uma atividade digestiva normal.
Deve saciar a fome e a sede, ser agradável ao olfato e ao paladar, além de proporcionar bem-estar.
Não deve ser excessiva, nem conter elementos prejudiciais à saúde.

Para que uma alimentação seja saudável, deve ser equilibrada, variada, de boa qualidade e em quantidade adequada.

EQUILÍBRIO

Uma alimentação equilibrada contém os vários constituintes dos alimentos (proteínas, gorduras, hidratos de carbono, vitaminas, sais minerais e fibras) numa correta proporção entre si.

VARIEDADE

Alimentação variada significa comer um pouco de tudo. Assim se garante que não haja deficiência de nutrientes essenciais e, por outro lado, se evitam os excessos.
A variedade torna a alimentação mais agradável, menos monótona.
Nenhum alimento é proibido, embora alguns só devam ser consumidos ocasionalmente.

QUANTIDADE

A quantidade ideal de alimentos varia de pessoa para pessoa, de acordo com o sexo, idade, peso, altura, atividade física, etc...
Podemos adaptar a quantidade de alimentos às nossas necessidades, mas respeitando os limites aconselhados para cada grupo, de forma a manter o equilíbrio alimentar.
A estabilidade do peso corporal é sinal de equilíbrio entre a quantidade de alimentos que comemos e as necessidades de energia do nosso organismo.

QUALIDADE

Um alimento de boa qualidade é um produto natural, em bom estado de conservação ou maturação, não contaminado por micro-organismos que possam ser prejudiciais para o homem (bactérias, vírus ou parasitas), liberto de substâncias químicas e hormonais, aprazível no aspecto, olfato e paladar. Trata-se de um conjunto de características nem sempre fácil de reunir nos dias de hoje.

Nenhum comentário: